Seu Guia para Construir e Ganhar – uma Prateleira Digital Perfeita
Você está procurando maneiras de aumentar suas vendas de eCommerce?
OK, esta é uma pergunta um pouco carregada, porque quem não quer mais vendas? A verdadeira questão aqui é como você pode aumentar as vendas. A resposta está na prateleira digital.
O que é uma Prateleira Digital?
Vamos mergulhar: do que estamos falando quando dizemos “prateleira digital”? A prateleira digital é a sua vitrine online. É onde suas vendas se convertem em seu website ou onde você anuncia produtos que só podem ser comprados através de um revendedor de tijolos e cimento. Muitos profissionais se referem a ela como uma página de exposição de produtos, ou PDP.
Assim como uma prateleira física, a versão digital é o lugar onde você educa o comprador potencial sobre os benefícios de seu produto, compartilha detalhes importantes do produto (como preços), e fecha a venda. É claro que nem todas as prateleiras digitais são criadas de forma igual. Algumas são melhores do que outras para atingir seus objetivos de vendas. Como são as chamadas prateleiras digitais “perfeitas”?
Uma prateleira digital é uma página web onde você converte vendas ou anuncia produtos, também conhecida como páginas de exibição de seus produtos.
Exemplos de uma Prateleira Digital Perfeita
Para entender o que vai para uma prateleira digital perfeita, ajuda a começar com alguns elementos comuns que você encontrará nestas páginas da web.
Para começar, a prateleira é dividida em duas seções principais: acima da dobra e abaixo da dobra. Estes são termos de jornal, onde as informações mais interessantes, empolgantes e que chamam a atenção dos leitores foram colocadas “acima da dobra” do jornal, enquanto o detalhe adicional foi “abaixo da dobra”. O mesmo conceito se aplica aqui.
Coloque o bom material no topo da página, antes que os visitantes do site tenham que rolar, e depois complemente esse conteúdo com mais informações abaixo. Aqui está uma descrição do que incluir acima da dobra e abaixo da dobra.
Acima da dobra
Como dissemos, é aqui que as informações mais importantes sobre seu produto devem viver na prateleira digital. Pense nisso como a colocação à altura dos olhos em uma prateleira física.
Imagens do produto
Nesta página é mostrada de forma proeminente uma foto do produto. A falta de imagens aqui é um sinal evidente de que a página fica aquém de um descritor “perfeito”. Os compradores precisam ver o produto em questão. Além disso, as imagens precisam ser claras e de alta qualidade. Melhor ainda, oferecer uma galeria ou um carrossel de imagens para que o visitante da web possa percorrer vários ângulos ou variantes.
Descrição do produto
Mudando para o texto, um outro acima do texto deve ter uma boa descrição do produto. O espaço está em primeiro plano aqui, por isso muitas marcas e varejistas escrevem uma breve descrição – normalmente duas a três frases – que transmite o uso, a finalidade e os diferenciadores do produto. Como com as imagens, a descrição do produto precisa ser clara e concisa.
Preço (Menos o embarque)
O terceiro item a ser absolutamente incluído acima da dobra é o preço do produto, menos quaisquer custos de envio. Como todos sabemos, o preço é uma das considerações mais importantes para saber se um comprador irá comprar de você, e o espaço online significa que o preço é extremamente competitivo e sujeito a freqüentes reavaliações de preço. Portanto, faça com que o seu preço seja o mais caro possível para que todos vejam. Para custos de remessa, você pode economizar isso para o processo de checkout, pois é esperado que um vendedor de eCommerce tenha múltiplas opções de remessa para alternar para o final.
Poderia Ir Acima ou Abaixo
Os próximos itens podem acabar acima ou abaixo da dobra. Como você pode saber? Depende disso:
- Quantos detalhes você precisa compartilhar e quanto espaço na página que você tem para brincar.
- Sua categoria e quantas variantes do produto estão à venda (vestuário e perecíveis têm um conjunto diferente de detalhes do produto que podem ser importantes, por exemplo).
- Quer você esteja ou não usando a prateleira digital para o eCommerce. Nem todas as páginas da web são configuradas para o eCommerce, pois o produto pode ser muito personalizado, grande ou perecível para ser vendido on-line.
Aqui está o que pode ir acima ou abaixo, dependendo de suas necessidades.
Classificação por estrelas
Seu produto é avaliado em 4,5 de 5 estrelas? Você pode querer essa informação no topo da página de exibição do produto. Talvez seu produto não esteja em uma categoria que se preste bem à classificação por estrelas. Nesse caso, você pode não incluir uma ou movê-la abaixo da dobra para dar prioridade a outras informações.
Unidade de medida
Quanto pesa seu produto? Este SKU é um pacote múltiplo? É uma roupa, com um tamanho específico? Dependendo de suas respostas a estas perguntas, você pode querer estas informações acima da dobra ou abaixo. Alguns itens, como roupas, realmente precisam ser dimensionados na parte superior. Outros, como uma cadeira de sala de jantar, podem ser melhor servidos tendo suas dimensões completas explicadas abaixo em um quadro prático.
Crachá
Seu produto é um top-seller? Ele é certificado como um bem sustentável? Você foi revisado e recomendado por terceiros? Em qualquer um destes casos, é provável que você consiga um crachá para exibir em sua prateleira digital. Estes crachás são ótimas ferramentas de marketing para atrair a atenção e motivar os compradores a comprar. Nesses casos, pode ir acima da dobra. Ou, talvez os crachás sejam menos importantes em sua categoria, mas ainda assim relevantes o suficiente para serem desejados na página. Então, você pode criar uma seção para eles abaixo da dobra.
Abaixo da dobra
Finalmente, o resto da página web – os usuários têm que rolar para baixo para vê-la – pode incluir uma variedade de informações ou muito longas ou não importantes o suficiente para conseguir uma colocação acima da dobra.
Isso pode incluir os seguintes itens.
Depoimentos e Revisões
Abaixo da dobra pode ser um bom lugar para incluir quaisquer revisões ou testemunhos de usuários, especialmente se você tiver incluído uma classificação de estrelas no topo. Estas revisões são muitas vezes mais longas, ocupando mais espaço que está em um prêmio acima da dobra. Muitos sites, como a Amazon, têm seções inteiras dedicadas a resenhas, onde os visitantes podem percorrer o feedback sobre o produto.
Instruções ou Avisos
Esta parte da página de exibição do produto é também um ótimo lugar para descrições mais longas do produto, incluindo instruções sobre como usar o item. Você pode ter a inclinação curta do elevador para cima e uma visão geral completa aqui embaixo. Além disso, este também pode ser o lugar certo para avisos, como o que você veria em medicamentos de venda livre.
Especificações ou Ingredientes
Finalmente, sua categoria pode exigir que você inclua especificações para o produto (como o exemplo da cadeira de sala de jantar acima mencionado) ou uma lista de ingredientes, se for um alimento ou bebida. Abaixo da dobra é onde você tem muito mais espaço para explicar todos esses elementos em detalhes para melhor educar seus compradores. Você também pode querer incluir tabelas, gráficos ou outras imagens para melhor descrever seu produto.
Por que criar uma prateleira digital perfeita é importante
Todas estas informações em torno de uma prateleira digital podem estar levando você a outra pergunta: Por que a criação de uma prateleira digital perfeita vale seu tempo?
A resposta curta é porque isso levará a mais vendas. A resposta mais longa é porque é uma representação de sua marca e de seu produto. É um reflexo do que o torna diferente de seu concorrente e cria uma experiência fácil e sem descontinuidades para o cliente. O ideal é que a prateleira on-line seja consistente com a prateleira da loja, no sentido de que sua marca se depare positivamente em ambas.
Uma prateleira digital vencedora também pode mover produtos para fora da prateleira física. Muitos consumidores usam a web para navegar e educar, depois usam a loja de tijolos e cimento para sentir e testar. O equilíbrio correto das informações on-line pode melhorar as vendas na loja. A facilidade de encontrar listas de concorrentes faz com que valha a pena seu tempo também, já que os clientes podem alternar rapidamente para outro site para uma comparação. Você quer se destacar pelas razões certas.
Como otimizar sua Prateleira Digital
Até agora, já definimos a prateleira digital e exploramos um pouco o porquê de ser uma parte importante de sua estratégia de venda de comércio eletrônico. Agora, é hora de falar sobre o que podemos fazer para otimizá-la.
A parte mais importante da otimização da prateleira digital é um design móvel e ágil. O que isto significa? Quando um cliente puxa seu site para cima em seu telefone, o design da web se traduz automaticamente para o tamanho da tela. Não há elementos com gancho ou longos tempos de carregamento. A maioria dos compradores de eCommerce está usando seus telefones, portanto, você deve instruir seu web designer a projetar para celular em primeiro lugar, desktop em segundo.
Em segundo lugar, você precisa de uma maneira fácil para os usuários alternarem entre as variantes do produto. É irrealista e ineficaz ter várias páginas da web para cada versão de um produto (como camisetas de diferentes cores ou tamanhos). Em vez disso, você precisa de um recurso de alternância onde os visitantes possam trocar tamanhos e cores diretamente na mesma página. Isto é o que se parece com uma estante digital otimizada. Uma página onde escolher “médio” ao invés de “grande” abre uma nova janela, decididamente não é.
Finalmente, sua página de exibição do produto precisa ser escrita e projetada para o usuário final. Coloque-se no lugar deles. Que perguntas eles estão fazendo sobre sua marca, loja ou produto? A prateleira digital responde a essas perguntas? Se não, você não está otimizado.
O conceito de responder às consultas de um pesquisador é central para a otimização dos mecanismos de busca e do conteúdo da web com as melhores práticas, e a idéia permanece verdadeira para o eCommerce. As melhores páginas são as que são escritas para o leitor, não para o seu negócio. Certifique-se de que as informações sejam valiosas, relevantes e atualizadas. Não desperdice seu tempo ou induza em erro.
Apoie sua equipe com as ferramentas certas
O que vem em seguida? Tudo isso pode parecer muita informação, pois você procura criar uma boa experiência para o consumidor e projetar prateleiras digitais eficazes. O ponto de partida pode ser simples de ler através de suas páginas de exposição de produtos. Pense sobre o que o comprador quer ver. Seu site serve essas informações de forma clara e concisa?
Se sim, você está a caminho de uma estratégia otimizada. Se não, você pode olhar para os elementos acima de uma prateleira perfeita para idéias sobre como melhorar. Você também pode procurar as ferramentas certas para apoiar sua equipe. Há muito software de prateleira digital no mercado. Na Wiser Solutions, nosso foco é a inteligência de mercado, a inteligência de preços e a execução do comércio. Nós o ajudaremos a entender melhor o cenário competitivo, o posicionamento de sua marca e suas estratégias de preços, para que você possa construir sua prateleira digital com os melhores detalhes para converter.
Por Matt Ellsworth
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